sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Manual do aluno: bom de prova e gatuno! [6+7]

#6 - Não use intervalos de aulas para estudar ou fazer tarefas de última hora.

Sério, você vai perder a melhor chance que sua mente terá nas próximas 4 horas de relaxar.

Ah, você é do tipo que faz toda a tarefa em cima da hora nos intervalos das aulas? Então a dica 7 é para você:


#7 - Ah, esqueceu de fazer alguma tarefa/trabalho?

Não rabisque idiotices num papel velho e entregue; é uma atitude patética e infantil. Fique na sua, na hora de entregar o trabalho ou depois da aula, fale com a professora; acredite se quiser, mas ela vai te considerar muito mais se puder tirar uns 2 pontos da sua nota pelo atraso e receber algo bem feito de sua parte do que se você entregar uma folha cortada na metade, escrita a lápis e com a letra horrível só para "cumprir o prazo".

Uma coisa que aprendi: a memória das professoras é sempre gentil, se você fizer bem feito, elas esquecem o atraso, mas se você faz mal feito, elas vão lembrar por um bom tempo (o que faz com que você perca uma credibilidade importantíssima).

Em tempo: desculpas como "esqueci em casa" e "a impressora falhou" farão com que sua iniciativa de falar com a professora saia pela culatra, ela imediatamente vai te classificar como "irresponsável"; isso acontece pois você creditou uma falha sua a um fator que não depende exatamente da vontade, gerando um sentimento de desconfiança e descaso.

Seja sincero com seu professor, diga: "professora, eu realmente esqueci, será que você poderia me dar oportunidade de entregar na próxima aula?" ou "posso lhe enviar por email hoje de noite?", desse modo, você terá assumido a responsabilidade pela falha e se mostrado interessado com o assunto; neste caso, sua professora vai lembrar que você se importa mesmo se você atrasar o prazo denovo. Ah, é claro: dê a possibilidade do professor avaliar seu merecimento; caso perca uma nota, paciência, você mereceu.

Essas dicas podem até soar como um "manual para mentir para o professor", mas não o é, já que o que digo aqui parte de um pressuposto de que você realmente tem a intenção de melhorar. Sim, eu gosto de acreditar nas pessoas.

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