terça-feira, 10 de agosto de 2010

Manual do aluno: bom de prova e gatuno! [9]

#9 - Apresentando trabalhos.

Esse tópico vai parecer mais severo que os outros, mas entenda, essas dicas tem como objetivo evitar constrangimentos (tudo isso baseado em experiências próprias!).

Caso vá apresentar um trabalho para a turma toda, fique nervoso. Sim, fique nervoso; se você estiver calmo demais, é sinal de que não entendeu a extensão da matéria que você tem de dominar para a apresentação.

Se você for do tipo de pessoa social ou debochada, deixe essa nuance de lado; e não, definitivamente não brinque com o público (salvo se a brincadeira estiver ligada a uma forma didática para a compreensão da matéria); interromper a apresentação com piadas desconexas do conteúdo só vai motivar a não-compreensão dos ouvintes e resultar em perguntas para você no final da apresentação (e com certeza você não deseja isso!).

Se você for uma pessoa tímida (meu caso), não se ponha de vítima: em hipótese nenhuma deixe sua voz cair uma oitava sequer; se você mudar sua voz para uma voz mais fraca, isso instigará o "instinto de predador" que existem nas outras pessoas; por mais animalesco que possa parecer, os espectadores sentem o seu medo SIM.

Sinceramente, cuidado com sua postura: não fique corcunda e nem se encolha de qualquer forma que seja; vá para frente, não fique nos fundos encostado na parede (a não ser que não seja sua vez de falar, neste caso, dê lugar ao seu colega)! Não fale miando. Em uma apresentação de trabalho, você tem que ser forte e ter jogo de cintura: vá lá para frente, estufe o peito, controle sua voz para que pareça mais confiante e fale; caso seja interrompido, seja cordial e, e se não souber a resposta de uma pergunta, seja sincero; um "não sei..." vale mil vezes mais que um "pelo que eu vi, acho que...".

Há professores que amam explicar o trabalho para você, para esses, simplesmente deixe-os falar e confirme; nesses casos, você pode se dar ao luxo de ter dúvidas e perguntar diretamente ao professor, sem que este lhe retire créditos da nota; trata-se de uma abertura para debate.

Em contrapartida, existem professores que adoram te corrigir ou testar seu jogo de cintura bem no meio da apresentação; em geral, eles o fazem das seguintes formas:

  1. Encontram erros de português em sua apresentação de slides e os anunciam para todos ouvirem. Nessa situação, simplesmente diga que foi um erro de digitação (a mais pura verdade, afinal, mesmo que você não tenha revisado o texto, você o escreveu, correto?).
  2. Corrigem a sua fala. Esse é uma versão aprimorada no quesito crueldade se comparada com o item 1; bem, não há muito o que fazer, se o professor tiver corrigido uma terminologia, faça questão de repetir a palavra e agradecer a correção, isso passará a idéia de que você compreendeu; depois da correção, tenha o cuidado de não repetir o erro e, se o fizer, se corrija imediatamente. Caso o professor lhe corrija a gramática, agradeça da mesma forma que a situação anterior. Existe, no entanto, a situação em que o professor corrige regionalismos ou gírias que "escapam" da nossa boca; aqui você tem que se pronunciar de modo menos gentil: não diga nada, encare o professor e continue sua apresentação como se nada tivesse ocorrido (o professor há de notar que teve um comportamento indelicado o suficiente para não receber resposta).
  3. Contestar coisas como a escolha do tema do seu trabalho. Eu, particularmente, acho uma completa falta de delicadeza do professor fazer esse tipo de pergunta aos olhos de todos, mas já que o fez (e já que não ofende tanto), simplesmente diga a verdade (vale até o "é que é um tema simples, fessôr!").
Para essas situações, sempre mantenha o nível e cuide de sua voz: o tipo de professor que faz esse tipo de "teste" costuma te avaliar mal se você vacilar.

Por fim, nunca ache que sua apresentação foi ruim: além de lhe desencorajar para um trabalho futuro, isso fará com que os outros colegas se sintam penalizados e, tenho certeza, você não quer ser o(a) coitatinho(a).

E, claro, nunca discuta com o professor durante a apresentação; mas isso faz parte muito mais da etiqueta do que do "manual para uma boa apresentação"


Oppa, em tempo, uma dica que aprendi com a Lady Gaga (ela mesma!  rsrs): Antes da apresentação, vá ao banheiro, faça seu xixi, se olhe no espelho e repita para você mesmo(a) "O que você está fazendo, se preocupando com um trabalhinho a toa desses? Você é *insira seu nome aqui* , bitch!! Agora você vai entrar naquela sala e mostrar porque você levantou hoje de manhã! *insira um palavrão aqui, se desejar*"

Um comentário: