terça-feira, 27 de julho de 2010

E essa vai para O RIM do chamado "humor brasileiro"

Escala de Gordon Allport; em azul, comentários meus.



Nível 1 - Antilocução
Antilocução significa um grupo majoritário fazendo piadas abertamente sobre um grupo minoritário
Como que amigos em um bar; uma Zorra Total da vida, entendem?

Nível 2 - Esquiva
O contato com as pessoas do grupo minoritário passa a ser ativamente evitado pelos membros do grupo majoritário. 
Como gente que pensa que vai virar gay se for amigo de gays ou que vai virar ladrão por conhecer ciganos, sabe?

Nível 3 - Discriminação
O grupo minoritário é discriminado, negando-lhe oportunidades e serviços e acrescentando preconceito à ação
E depois ainda dizem que os grupos minoritários são formados por vadios, gente sem escolaridade, que são abominações...

Nível 4 - Ataque Físico
O grupo majoritário vandaliza as coisas do grupo minoritário, queimam propriedades e desempenham ataques violentos contra indivíduos e grupos. 
A essa altura, algumas pessoas com pseudosenso de direitos humanos (mais inteligentes que a massa em geral), critica os agressores. "Os neonazistas deviam ser todos presos!"; concordo, mas não pelos mesmos motivos que você, eu vejo além; vejo que ninguém nasce neonazista, entende?
Hm... Se você for AINDA mais inteligente que os pseudodefensores dos direitos humanos, ou se você for um deles, deve estar começando a entender a dimensão do problema.

Nível 5 - Extermínio
O grupo majoritário busca a exterminação do grupo minoritário.
Eugenia, pura e simplesmente.

Você, caro leitor, entende agora o porque você contribui para a marginalização das minorias? A maioria das pessoas passam por todas essas fases, esses níveis, de preconceito contra quaisquer minorias, mas o fazem por falta de informação (são os chamados ignorantes, que ignoram a informação óbvia mesmo quando ela lhe é fornecida; são a maioria, não se engane). Há ainda as pessoas um pouco mais inteligentes, que se rebelam contra os níveis 4 e 5 (alguns tangem o 3), engraçado, no entanto, é notar que essas mesmas pessoas costumam defender o humor escrachado, o humor "brasileiro" e, pior, chegam a defender o nível 2.

Ah, você ainda não entendeu o que Gordon Allport fez? Simples: ele desenhou para você, ele desenhou para que você entenda que VOCÊ também é um agente do preconceito. Vai se policiar, agora? Espero que sim.

É isso que diferencia você de um ignorante ou uma pessoa-que-pensa-não-ser-ignorante-mas-que-na-verdade-É! Entendam, não existe ditadura ou totalitarismo de minorias, mas sim, uma ignorância imensa das maiorias, que insistem em não perceber que tudo o que fazem "de inocente" tem um preço alto a ser pago no futuro, é sim, uma bola de neve; então que não dêem o primeiro empurrão. Precisa de um exemplo? Bem:

Panacas como Danilo Gentili costumam se esconder por detrás de uma pseudoliberdade de expressão para fazer seu humor "politicamente incorreto"; as pessoas realmente não sabem o que significa "liberdade de expressão"; então eu explico: significa poder de se expressar livremente desde que não fira o direito das outras pessoas; no caso, se você é um formador de opinião, se expressar contra um assunto pode configurar crime premeditado, já que você está incitando o crescimento da escala Allport (lembram do nivel 1?); trocando em miúdos: sua piadinha inocente está ajudando a crescer o nível de preconceito e, como vivemos em uma sociedade heteronormativa, patriarcal, burguesa, de descendência européia e com propensão ao não-freamento de condutas discriminatórias, você pode sim, estar matando alguma pessoa em algum lugar do Brasil.

Radical? Sim, pois é de vidas que estamos falando.

Pense, mas pense mesmo; eu nem comecei a falar sobre o assunto e você já deve estar querendo me calar ou discordar dos meus argumentos, julgando-os levianos. Acredite, eu ainda nem comecei a desmascarar a sociedade e seus preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário